terça-feira, 20 de outubro de 2009

Seminário de Políticas Sociais - Fórum Social Mundial 2010

A idéia de um Seminário de Políticas Sociais nasceu no contexto de preparação do Fórum Social Mundial de 2002, realizado em Porto Alegre, RS, Brasil. Um coletivo de entidades da sociedade civil ligadas a diversas áreas de atuação construiu a proposta e realizou o primeiro seminário trazendo intelectuais e militantes de várias partes do mundo que conduziram a reflexão fazendo um balanço e apontando perspectivas para o campo das políticas sociais. Esta experiência se repetiu ainda em 2003 e 2005, acompanhando as mudanças no cenário brasileiro, latino-americano e mundial resultando também na publicação de materiais com subsídios para a discussão proposta.
No ano em que o Fórum Social Mundial completa 10 anos de história e Porto Alegre realizará um Seminário de Avaliação dos processos desencadeados por este grande movimento mundial por um “outro mundo possível”, é fundamental que se retome a idéia que originou a proposta do Seminário de Políticas Sociais, resgatando o debate travado nos seminários anteriores e olhando para o contexto atual. Para tanto se propõe a realização desse 4º Seminário de Políticas Sociais que articulará as entidades e organizações envolvidas nos seminários anteriores e procurará agregar outras visando a discussão de questões fundamentais a partir de contextos diversos.
O tema escolhido para este seminário – O papel público das políticas sociais na garantia de direitos – busca enfocar o momento atual em que se percebe o abandono progressivo da idéia de um Estado mínimo e uma responsabilização crescente dos governos pela implantação e implementação das políticas sociais tendo em vista a necessidade de uma integração, agora sob outras bases, entre o poder público e as organizações da sociedade civil, avaliando e reconfigurando os papéis de ambos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário