Publicação alerta para necessidade de impulso político no alcance dos ODM em 2015
Edição especial de publicação brasileira é lançada pela ONU
Publicações que alertam para a necessidade urgente de um impulso político dos 190 países signatários para que os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio sejam atingidos até 2015 estão sendo lançadas hoje, na reunião da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque. Entre as mais relevantes está a The MDGs and Beyond: Pro-Poor Policy in a Changing World (Além dos ODM: Políticas Anti-pobreza em um Mundo em Mudança), uma edição especial da Poverty In Focus, publicação do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (CIP-CI), Brasília.
Esta edição é baseada nos artigos do último Boletim do IDS (Institute of Development Studies, do Reino Unido) chamado "The MDGs and Beyond".
Justiça social
As publicações argumentam que esta revisão oficial dos objetivos deve adaptar os ODM ao novo ambiente global. "A crise econômica mundial ameaçou o progresso sobre os ODM, mas os ganhos alcançados até agora não podem nem devem ser ignorados", disse Selim Jahan, diretor do Grupo de Pobreza do PNUD. Para avançar em direção aos ODM é necessário haver ligações mais fortes entre a agenda dos direitos humanos prevista pela Declaração do Milênio e os ODM e maior atenção à inclusão de questões de justiça social em favor dos pobres.
"A taxa de escolarização primária no mundo em desenvolvimento é de 88 %, acima dos 83 % em 2000, enquanto que a mortalidade infantil - mortes entre crianças menores de cinco anos de idade - está previsto para 9 milhões, abaixo dos 12,6 milhões registrados em 1990. Com um empurrão final sobre os ODM, nós podemos ser a geração que acaba com a pobreza extrema".
Entres os colaboradores desta edição estão:
. Mary Robinson,
. o Ministro norueguês do Meio Ambiente e Desenvolvimento Internacional,
. Erik Solheim,
. funcionários da ONU,
. acadêmicos Fórum Africano de Políticas para Crianças (Etiópia),
. o Institute of Development Studies (Reino Unido),
. o Instituto de Estudos Sociais (Holanda),
. New School (EUA),
. Centro norueguês de Direitos Humanos,
. Overseas Development Institute (Reino Unido),
. Centro Pan-Africano de Desenvolvimento (Etiópia) e
. Universidade de Manchester (Reino Unido)
Nenhum comentário:
Postar um comentário