terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Seminário sobre Políticas Sociais lota Anfiteatro Padre Werner da UNISINOS.

FSM 2010- Porto Alegre/RS

Seminário sobre Políticas Sociais lota Anfiteatro Padre Werner da UNISINOS.

São Leopoldo/RS - Frente a um anfiteatro lotado, o professor titular da Universidade de Coimbra Boaventura de Souza Santos e a senadora Marina Silva (PV), falaram sobre políticas sociais, direitos de indígenas e afrodescendentes e desmatamento. Os dois participaram ontem no segundo painel do 4º Seminário de Políticas Sociais: O Papel Público das Políticas na Garantia dos Direitos Sociais, dentro da programação do Fórum Social Mundial (FSM), que ocorreu no Anfiteatro Padre Werner, na UNISINOS.

Silvio Caccia Bava, representante do Instituto Polis e do jornal Le Monde Diplomatique; e Hélios Puig Gonzáles, da Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul, foram os painelistas na primeira parte do seminário, em mesa coordenada por Salvatore Santagada representando o SINSOCIÓLOGOS/RS.

Doutor em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale, Boaventura de Souza Santos começou falando sobre o contexto da América do Sul na última década. ‘‘Este continente teve uma década auspiciosa, com exceção da Colômbia, que pode via a ser um Israel da América do Sul’’ e arriscou previsões, embora dissesse que sociólogos não são bons no assunto. ‘‘Suspeito que a próxima década não seja tão brilhante e auspiciosa. Temos um novo governo de direita no Chile, não sabemos o que acontecerá com a Venezuela, há o apoio ao golpe de Estado nas Honduras. Esta década será mais exigente e tornará o Fórum Social Mundial ainda mais relevante do que foi até agora’’, salientou.

Ele enfatizou a importância de radicalizar a democracia não somente na política, mas também nas famílias, nas fábricas, na rua, nas empresas. Em todos os lugares. “Para que isso seja possível, não podemos ter medo e desistir. Temos que ir até o fim para obtermos algum resultado”.

Ao ser anunciada, Marina foi recebida de pé pelo público, sob fortes aplausos. A ex-ministra do Meio Ambiente era uma das presenças mais esperadas desta edição do Fórum. Boaventura, igualmente, garantiu o quorum, que lotou não somente o anfiteatro (720 lugares), mas outros dois espaços fora dele, onde foram colocadas telas extras. Até mesmo o criador do FSM, Oded Grajew, compareceu para prestigiar o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário