sexta-feira, 2 de julho de 2010

Matério J.U. Online - Cidadania na prática

Cidadania na prática
Terceiro Caderno Ideação e DVD são lançados no Seminário de Políticas Sociais

Texto: Priscila Pasko

Imagens: Maurício Montano

O seminário iniciou com a apresentação do DVDColocar ideias em ação. Este objetivo, que exige engajamento e comprometimento, foi concretizado com sucesso por meio do lançamento do Terceiro Caderno IdeAção, que ocorreu na Antiga Sede da Unisinos nesta quinta-feira (1º /7), no Seminário de Políticas Sociais.
No auditório lotado, o público também pôde conferir o DVD que apresenta os debates e resultados do 4º Seminário de Políticas Sociais, realizado no dia 27 de janeiro de 2010, na Unisinos. Nele, estão painelistas que contribuíram com suas visões sobre o cenário nacional e mundial, além dos impactos positivos e negativos das políticas sociais.
O Caderno IdeAção expõe nas suas 103 páginas propostas de entidades regionais, nacionais e internacionais a respeito às garantias dos direitos humanos, inclusão, sustentabilidade e reafirmação do protagonismo cidadão. Ele servirá não apenas como ferramenta teórica, mas, sobretudo, como uma fonte de orientação para que os agentes públicos coloquem em prática a sua cidadania.
Profa. Dra. Marilene Maia e Rodrigo Castilhos (AMENCAR) participaram da elaboração da AgendaUma das coordenadoras do evento, a Profa. Dra. Marilene Maia, acredita que o Seminário apresenta uma ótima oportunidade de se discutir o Estado e a sociedade, transformando o cidadão em um agente ativo. “Precisamos fomentar um protagonismo radical. A sociedade, hoje, tem de aspirar às demandas destas populações e perceber que o bem comum não é só o capital, mas a criação de um padrão civilizatório mais complexo e completo.”
A Agenda Mundial das Políticas Públicas, que foi construída no 1º seminário, também foi debatida no seminário. Ela incorpora os desafios contemporâneos para a implementação. O adensamento da discussão desta Agenda seguiu o Seminário e está apresentada no caderno IdeAção.
O evento contou com a organização da Unisinos, IHU, Centro de Estudos Bíblicos (CEBI), Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente (AMENCAR), Cáritas Brasileira, Centro Marista de Solidariedade.
Fonte: http://www.juonline.com.br/index.php/instituto-humanitas/01.07.2010/cidadania-na-pratica/236f

Nenhum comentário:

Postar um comentário