quarta-feira, 14 de julho de 2010

Blog do IHU - O papel público das políticas na garantia dos direitos sociais

A última edição do Seminário de Políticas Públicas reuniu cerca de cem pessoas na Antiga sede da Unisinos, no centro de São Leopoldo, para rever as discussões realizadas durante o Fórum Social Mundial deste ano. Assim, uma síntese das principais palestras foi apresentada para que os participantes pudessem relembrar aquele momento e repensar a Agenda de Políticas Públicas que começou a ser pensada já no primeiro FSM.

Assim, as palestras de Sílvio Caccia Bava, do Instituto Pólis e Le Monde Diplomatique, da senadora Marina Silva e do professor Boaventura de Sousa Santos, da Universidade de Coimbra, entre outros foram relembrados.
Depois, uma discussão acerca do papel público da agenda de políticas públicas foi avaliado. Segundo a coordenadora do evento, profa. Marilene Maia, a agenda é um instrumento de formação de novas perspectivas em torno de políticas sociais. “A agenda é também um instrumento de articulação entre os agentes, ou seja, um instrumento metodológico para ressignificar a militância política”, complementou Marilene.

Conversamos, na ocasião, com algumas pessoas que participaram deste seminário. Segundo Fabiane de Assis, a importância de uma agenda de políticas públicas está na centralidade de uma participação popular. “A política pública determina ou não se teremos acesso a direitos sociais hoje no país. Só teremos acesso se houver participação popular. Por isso, discutir esse tema é fundamental para que a população seja autonôma e tenha percepção em relação ao que acontece no Brasil em termos de políticas públicas”, apontou.
De acordo com Edson Tomassim, padre, “a discussão da política pública no cenário atual é a construção das possibilidades de inserção de novos sujeitos na sociedade”.
Também esteve presente nosso amigo e parceiro Ir. Antônio Cechin. Para ele, esse evento é importante para se formar pessoas que vão organizar o povo.
Por fim, 3º Caderno Ideação também foi lançado neste seminário. Nele, há textos de Silvio Caccia Bava, Hélio Gonzalez, Boaventura de Sousa Santos e Marina Silva.
O caderno chama-se O papel público das políticas na garantia dos direitos sociais.

Um comentário:

  1. Olá!
    Meu nome é Andréa e infelizmente não pude participar pq não sabia do evento.
    Este evento é mais que interessante é fundamental, graças a sua disposição e carinho de repassar seus conhecimentos pude ficar informada.
    Obrigada!

    ResponderExcluir